Edição 2019 das Cavalhadas de Palmeiras terá shows de Thiago Brava e Gabriel & Rafael

CAVALHADAS EM PALMEIRAS DE GOIÁS

Começa na próxima sexta-feira (21/6) a edição 2019 das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás, município distante 76 km da Capital. A festa, que vai até domingo, 23, tem na programação alvorada, desfile, carreiras e shows.

 

As “disputas” entre Mouros e Cristãos, bem como as atrações musicais, serão realizadas no Parque de Exposições do município. Estão programados shows com Thiago Brava, Gabriel & Rafael, Lukka e DJ KBÇA.

 

O município é administrado pelo prefeito Vando Vitor, do PSDB.

 

A tradição das Cavalhadas

 

Conhecidos como mouros, os muçulmanos da Mauritânia invadiram, no século VIII, o sul da Península Ibérica, dominando a região de Granada, de onde foram expulsos somente em fins do século XV. Foram quase 800 anos de ocupação moura por quase toda a península, colaborando para o avanço tecnológico destas nações, uma vez que os muçulmanos árabes, propagadores do islamismo, eram mais evoluídos, do ponto de vista tecnológico, artístico e cultural, do que os cristãos da época. Os reis que resistiram a este avanço refugiaram-se ao norte da península e mantiveram intacta sua cultura, vindo deles a iniciativa de expulsão da soberania moura na Península Ibérica.

 

Incorporada ao folclore, a História de ‘Carlos Magno e os 12 pares da França’ era atração nas vozes dos trovadores e, somente no século XIII, em Portugal, é que resolveu instituí-la como uma festividade, aos modos de uma representação dramática, quase que como um jogo de xadrez, a fim de incentivar a instituição cristã e o repúdio aos mouros. Num grande campo de batalha, onde de um lado, o lado do poente, 12 cavaleiros cristãos vestidos de azul, a cor do cristianismo, lutam contra 12 cavaleiros mouros vestidos de vermelho.

 

No Brasil esta representação dramática foi introduzida pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os gentios e escravos africanos, mostrando nisto o poder da fé cristã.

Compartilhar

Desenvolvido por