Doutora Darlene: capacitação em Recife ajudará na criação de novos secretariados da mulher

 20/07/2019

— “Foram discutidas as especificidades de cada região do Brasil e também a motivação e identificação das lideranças femininas”, informou a presidente do PSDB Mulher de Goiás

 

A presidente do PSDB Mulher de Goiás, Darlene Araújo, participou nos dias 18 e 19 de julho, em Recife/PE, de workshop promovido pela Executiva Nacional do PSDB Mulher. O objetivo era preparar as tucanas para elevar a participação feminina nas eleições de 2020.

 

De acordo com Darlene Araújo, o workshop teve por finalidade o planejamento estratégico para capacitar, informar e preparar mais mulheres para se candidatarem às eleições. “Foram discutidas as especificidades de cada região do Brasil e também a motivação e identificação das lideranças femininas”, informou. “Foram dias de intensos trabalhos e de grande utilidade para a implementação de novos secretariados da mulher nos municípios goianos”.

 

Representantes de 23 estados marcaram presença no encontro. A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, abriu o encontro para receber três convidadas especiais: a presidente estadual do PSDB de Pernambuco, a deputada estadual Alessandra Vieira; a prefeita de Lagoa do Carro e presidente estadual do segmento no estado, Judite Botafogo; e a ex-deputada estadual Teresinha Nunes (MDB). As três receberam um exemplar do livro comemorativo dos 20 anos do PSDB-Mulher.

 

Em pronunciamento, Yeda deixou claro o objetivo do segmento feminino: “No ano que vem queremos repetir e ampliar o sucesso que tivemos nas eleições de 2018”, lembrando que a bancada feminina na Câmara cresceu 60% em relação à de 2014 e 33% nos estados, enquanto o partido viu seu tamanho diminuir.

 

Primeira mulher a presidir o PSDB Pernambuco, Alessandra Vieira, mostrou sintonia com a meta a presidente nacional do PSDB-Mulher e destacou a importância das capacitações promovidas pelo segmento. “Esse é um momento importante onde as mulheres estão, de fato, ocupando o seu espaço e o conhecimento é importante nesse processo”, observou, acrescentando que sua missão este ano será ampliar o número de prefeitas mulheres no estado.

 

O primeiro painel, com o doutor em Ciência Política na USP e Pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Carvalho, debateu o cenário político no Brasil, os desafios e as oportunidades do PSDB na conjuntura atual, bem como as perspectivas para as próximas eleições.

 

Na segunda etapa da programação, a consultora sênior em Gestão com foco em Planejamento Estratégico, Paula Quiroga, promoveu uma série de dinâmicas de grupo, estimulando as tucanas a identificarem a chamada matriz ‘SWOT’ ou ‘FOFA’, pela qual as presidentes estaduais do PSDB-Mulher divididas em grupos apontaram as principais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do movimento político feminino.

 

Após quase seis horas de atividades, debates e reflexões, as tucanas mostraram toda sua animação durante a exibição do vídeo comemorativo dos 20 anos do PSDB-Mulher, que relembrou as lutas e conquistas do segmento ao som de um samba produzido especialmente para a data a pedido da vereadora de Vitória (ES).

 

(Com informações do site PSDB Mulher)

Compartilhar

Desenvolvido por