Notícia

18/04/2017

Campanha "SOS VIDA AMARelo" será tema de audiência pública amanhã na Alego

Evento será realizado pela Comissão da Saúde e Promoção Social, com intermediação do deputado Helio de Sousa (PSDB), no Auditório Sólon Amaral

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão da Saúde e Promoção Social, com intermediação do deputado Helio de Sousa (PSDB), promove audiência pública nesta quarta-feira, 19, a partir das 8 horas, com o tema “SOS VIDA AMARelo”. O evento será realizado no Auditório Sólon Amaral.

A campanha trata de prevenção e esclarecimentos sobre o suicídio, e está sendo realizada em Goiás desde fevereiro, em 15 municípios. A iniciativa tem metas de pesquisa e coleta de dados e visa desenvolver um banco de dados em Goiás junto aos profissionais da saúde e educação social. Sendo priorizada até 10 de setembro de 2017, dia definido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como a data simbólica de prevenção ao suicídio.

Helio de Sousa destaca que o principal objetivo da audiência é alertar a população de um tema que por muitas vezes a sociedade tem medo de falar. “A receptividade dessa campanha no Estado está sendo muito grande, superando expectativas. Quando temos profissionais como a doutora Kelley Marques, que são extremamente gabaritados para nos falar sobre temas como estresse, ansiedade, depressão e o próprio suicídio, nos faz despertar que é preciso falar e enfrentar essas dificuldades.”

Kelley Marques, doutora em educação e coaching em neurociência, afirma que o foco da audiência é na prevenção. “Para se ter uma ideia, a cada 45 minutos, quatro pessoas tentam suicídio no país, uma delas consegue. Temos mais morte por suicídio do que por câncer, aids e homicídio.”

Além de Helio de Sousa e Kelley Marques, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e pessoas que enfrentaram essas dificuldades darão depoimentos sobre os temas abordados.

Fonte: Agência de Notícias - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Facebook

Twitter