O PSDB E A SOCIAL DEMOCRACIA

O PSDB E A SOCIAL DEMOCRACIA

POR DENTRO DA HISTÓRIA DO NOSSO PARTIDO

O PSDB e a redemocratização brasileira nasceram juntos. O nome Partido da Social Democracia Brasileira foi aprovado nos atos de fundação nos dias 24 e 25 de junho de 1988 em Brasília, ano em que o Brasil ganhou uma nova Constituição democrática. No evento, que teve a presença de 1178 pessoas, entre elas o ex-governador Franco Montoro; os senadores Mário Covas, Fernando Henrique e José Richa, foi aprovado o Manifesto do Partido, onde convoca o povo brasileiro a prosseguir na luta por mudanças sociais e políticas e define os princípios e objetivos do PSDB. Nascido na oposição, como diz nosso Manifesto, “longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas”, o PSDB participou ativamente da oposição a Collor e se aproximou de Itamar Franco quando este assumiu a presidência após o impedimento de Fernando Collor de Melo. É o momento em que economistas ligados ao nosso partido concebem o Plano Real, consolidando as bases da retomada econômica e da recuperação dos salários das classes populares. O Plano Real foi o programa econômico mais amplo e profundo já realizado no Brasil, e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país, e deu certo, o país tomou o rumo onde está hoje. Então, o ministro da fazenda, Fernando Henrique Cardoso representando a Social Democracia Brasileira se candidata à presidência da república e se elege abrindo caminho das mudanças que sepultaram definitivamente o ciclo inflacionário anterior e esboçaram políticas sociais e econômicas que redefiniram o papel o Estado como promotor do bem-estar social.

 

A ORIGEM DO TUCANO COMO SÍMBOLO

Em uma das reuniões preparatórias da formação do PSDB, em abril de 1988, a representação de Minas Gerais propôs que o tucano fosse o símbolo do partido, a proposta foi aprovada diante dos argumentos seguintes: A cor amarela do peito do tucano lembra as cores das eleições diretas, cor símbolo da luta pela democracia no Brasil. O tucano é um dos símbolos do movimento ecológico e da defesa do meio ambiente. Ave brasileira, característica importante para indicar a nossa preocupação com as realidades nacionais de nossa terra e nossa gente.

 

UM POUCO SOBRE A SOCIAL DEMOCRACIA

(Do documento A Social-Democracia – O que é, o que propõe para o Brasil, de Fernando Henrique Cardoso).

 

O QUE É A SOCIAL DEMOCRACIA

A social-democracia luta pela manutenção e ampliação das liberdades democráticas; pela valorização do trabalho e elevação do nível de vida dos trabalhadores; pela subordinação do poder econômico ao controle democrático da sociedade.  Social-democracia é uma corrente política que quer corrigir as injustiças sociais e melhorar as condições de vida do povo através de reformas livremente consentidas pela sociedade, dentro de um regime democrático.

 

ESQUERDA X DIREITA

Qual é a posição ideológica da social-democracia? Se esquerda significa ser contra a ordem social existente, e direita a favor, a social-democracia é uma corrente de esquerda.

 

REFORMA X REVOLUÇÃO

A social-democracia quer realmente transformar a sociedade ou apenas aliviar suas injustiças? Social-democracia significa mudanças com liberdade. Se por revolução se entende mudança do regime político e social por meio da violência, a social-democracia não é, um movimento revolucionário.

 

TRABALHO X CAPITAL

De que lado ficam os social-democratas nos conflitos trabalhistas? Decididamente, do lado dos trabalhadores.

 

ESTADO X INICIATIVA PRIVADA

A social-democracia quer a estatização da economia? Um social-democrata é antes de tudo alguém que tem senso crítico – que percebe as injustiças da sociedade e não tem medo de se opor a elas. Não. A social-democracia assegura a propriedade privada e a liberdade de empresa. Mas afirma também que esses direitos têm por contrapartida deveres ou responsabilidades das quais o empresário/proprietário não pode fugir. Para a social-democracia a questão fundamental não é quem é o dono da empresa, mas quais são os resultados do seu funcionamento para a sociedade.

 

OBJETIVOS, DIRETRIZES E PRINCÍPIOS DO PSDB

Um partido político deve ter na sua origem propostas programáticas, uma linha política definida, uma filosofia que defina seus objetivos para representar a sociedade, e o PSDB tem.

Tendo como base a democracia interna e a disciplina, o PSDB tem os seguintes objetivos programáticos:

  • A consolidação dos direitos individuais e coletivos.
  • O exercício democrático participativo e representativo.
  • A soberania nacional.
  • A construção de uma ordem social justa e garantida pela igualdade de oportunidades.
  • O respeito ao pluralismo de idéias, culturas e etnias.
  • A realização do desenvolvimento de forma harmoniosa, com a prevalência do trabalho sobre o capital, buscando a distribuição equilibrada da riqueza nacional entre todas as regiões e classes sociais.

 

Entre as diretrizes do PSDB está a articulação com os movimentos sociais, respeitadas suas características e autonomia, assegurando-lhes representação nos quadros partidários e listas de candidatos e incentivando-se a auto-organização da sociedade, em especial nos setores ainda marginalizados.


Facebook

Twitter